domingo, 4 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2010

1) De acordo com pesquisas de opinião pública, que fato ocorrido às vésperas do primeiro turno exerceu influência decisiva junto ao eleitorado para a realização do segundo turno presidencial?
a) A quebra ilegal do sigilo fiscal da filha e do genro de Serra
b) A mudança de posição de Dilma em relação à legalização do aborto
c) O escândalo do tráfico de influência na Casa Civil

2) O promotor Francisco Cembranelli ganhou notoriedade em 2010 ao participar de dois importantes júris populares em São Paulo – dos quais ele saiu vitorioso. Quais foram esses julgamentos?
a) Casos Isabella Nardoni e Celso Daniel
b) Casos Isabella Nardoni e goleiro Bruno
c) Casos Celso Daniel e goleiro Bruno

3) Em dezembro, o goleiro Bruno foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão. Por qual (s) crime (s) ele foi condenado?
a) Cárcere privado e assassinato de Eliza Samudio
b) Cárcere privado e lesão corporal contra Eliza Samudio
c) Abandono de incapaz contra Bruninho, filho de Eliza Samudio

4) Fortes chuvas caíram sobre o Brasil deixando milhares de desabrigados e provocando a morte de várias pessoas. Quais locais, dos citados abaixo, foram atingidos logo no primeiro mês do ano?
a) Alagoas e Pernambuco
b) Angra dos Reis e São Luiz do Paraitinga
c) São Paulo e Rio de Janeiro

5) Em novembro, atentados em série promovidos por traficantes espalharam o terror no Rio. Com apoio das Forças Armadas, uma megaoperação policial acuou os criminosos e tomou duas importantes áreas dominadas por eles. Quais foram elas?
a) Complexo do Alemão e Rocinha
b) Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão
c) Vila Cruzeiro e Rocinha

6) Em maio, a promotora aposentada Vera Lúcia de Sant’Anna Gomes, de 66 anos, protagonizou um dos mais chocantes episódios policiais do ano. O que ela fez? a) Estrangulou a própria mãe, de 98 anos
b) Matou a facadas seu marido depois de descobrir que era traída
c) Espancou e torturou a criança que pretendia adotar

7) Em março, o cartunista Glauco Villas Boas e o filho dele, Raoni, foram assassinados. O estudante Carlos Eduardo Sundfeld Nunes assumiu a autoria dos homicídios. Em que circunstâncias se deram os crimes? a) Cadu assaltava a casa de Glauco quando foi flagrado pelo cartunista
b) Cadu conhecia as vítimas, chegou à casa de Glauco transtornado e já atirando
c) Cadu tentava sequestrar Glauco para ganhar dinheiro

8) Em novembro, Roger Abdelmassih, de 66 anos, foi condenado a 278 anos de prisão por estupro, tentativa de estupro e atentado violento ao pudor contra 39 mulheres. Quem eram suas vítimas?
a) Clientes de seu consultório de medicina reprodutiva
b) Mulheres abordadas em ruas de São Paulo
c) Funcionárias de seu consultório de medicina reprodutiva

9) O Brasil se consolidou em 2010 como rota dos grandes shows internacionais. Os concertos mais expressivos aqui foram, exceto:
a) Beyoncé / Chris Brown / Linkin Park/ Paul McCartney
b) Rolling Stones / 50 Cent / Black Eyed Peas / Coldplay
c) Mariah Carey / Eminem / Jonas Brothers / Scorpions

10) Em abril, uma explosão em uma plataforma de extração de petróleo provocou um enorme desastre ambiental. Onde ela aconteceu?
a) Arábia Saudita
b) Bacia de Campos
c) Golfo do México

11) O geneticista Craig Venter anunciou em maio ter criado "vida sintética". Não foi bem assim. Na verdade, qual foi o grande feito do norte-americano?
a) Decodificar o genoma da baleia azul
b) Clonar o primeiro humano
c) Transferir o material genético de uma célula para outra

12) Setembro foi o mês em que ficamos mais próximos de encontrar um lar em outro ponto do universo: foi descoberto o primeiro planeta potencialmente habitável pelo homem fora do sistema solar. Qual o nome desse planeta?
a) Grease 1979c
b) Giesse 1990d
c) Gliese 581g

13) A Petrobras realizou em setembro a maior capitalização – captação de recursos por meio da venda de ações – da história. A operação totalizou:
a) 170 bilhões de reais
b) 120 bilhões de reais
c) 120 bilhões de dólares

14) Em setembro, a publicação especializada Times Higher Education publicou o ranking das melhores universidades do mundo. Harvard ocupa a primeira posição na lista (EUA detém 17 dos 20 primeiros lugares). E no Brasil, das universidades citadas abaixo, qual opção apresenta uma que nem apareceu no ranking?
a) USP, UNICAMP
b) UFRJ, UNESP
c) UFMG, UnB

15) Em novembro, o mercado foi surpreendido com a notícia de que o Banco Panamericano receberia um aporte de 2,5 bilhões de reais do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), para cobrir um rombo nas contas da instituição. O que o empresário e apresentador Silvio Santos, controlador do Panamericano, fez para tranquilizar o mercado?
a) Anunciou a venda do SBT para o empresário Eike Batista para pagar as dívidas
b) Colocou todas as suas empresas como garantia do empréstimo – inclusive o SBT
c) Anunciou sua aposentadoria e a venda de todas as suas empresas

16) Em novembro, mais de 3 milhões de estudantes fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio 2010. A prova foi marcada por dois erros, sendo que um deles levou o Ministério da Educação a aplicar nova prova. Qual foi ele?
a) A prova azul continha questões duplicadas
b) A prova amarela continha erro de impressão
c) O cartão de resposta estava com o cabeçalho invertido

17) Contra quem o Brasil fez o “jogo da vergonha” no Mundial masculino de vôlei, atuando sem demonstrar vontade para ser beneficiado ao pegar o caminho mais fácil para o título?
a) Bulgária
b) Cuba
c) Itália

18) Qual era o nome do polvo vidente da Copa do Mundo de 2010?
a) George
b) John
c) Paul

19) Durante 69 dias, 33 operários ficaram soterrados em uma mina de ouro e cobre chilena, a mais de 700 metros de profundidade, sendo resgatados em uma operação cinematográfica. Qual era o nome da mina onde o episódio se passou?
a) San José
b) Atacama
c) San Esteban

20) Em maio, Israel realizou uma operação desastrada para impedir que uma embarcação furasse o bloqueio ao território palestino. O episódio terminou com a morte de nove pessoas e um ônus político para o governo israelense. Qual era a nacionalidade dos nove ativistas mortos?
a) libanesa
b) turca
c) francesa

21) Qual foi o primeiro país da América Latina a aprovar o casamento gay, garantindo igualdade de direitos civis a casais homossexuais?
a) Brasil
b) Colômbia
c) Argentina

22) Quem foi o ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2010?
a) O português José Saramago
b) O peruano Mario Vargas Llosa
c) O chinês Liu Xiaobo

23) Dedicado a divulgar informações sigilosas à revelia de governos e empresas, o site WikiLeaks começou a revelar em novembro um impressionante conjunto de 250.000 documentos confidenciais da diplomacia americana. Em dezembro, seu fundador, Julian Assange, foi preso na Grã-Bretanha. De qual crime ele é acusado?
a) Forjar os documentos que publica
b) Crimes sexuais
c) Vazar documentos confidencias americanos sendo ele um funcionário do governo

24) ”Eu penso que a greve de fome não pode ser utilizada como pretexto de direitos humanos para libertar pessoas. Imagina se todos os bandidos que estão presos em São Paulo entrarem em greve de fome e pedirem liberdade? Temos que respeitar a determinação da Justiça e do governo deste país, como quero que respeitem ao Brasil.” A que país Lula se referia ao falar estas palavras?
a) Venezuela
b) Cuba
c) Irã

25) Uma forte pressão internacional levou o governo iraniano a suspender, em julho, o apedrejamento de Sakineh Mohammadi-Ashtiani, condenada à morte em 2006. Dois meses mais tarde, porém, Sakineh foi condenada novamente à morte, desta vez por enforcamento. Quais as acusações que pesam sobre a iraniana?
a) Adultério e roubo
b) Roubo e blasfêmia contra o Islã
c) Adultério e assassinato

26) Em janeiro de 2010, um terremoto de 7,3 graus de magnitude atingiu o Haiti. Cerca de 300.000 pessoas morreram, outras 300.000 ficaram feridas e mais de 1 milhão perderam suas casas. Qual das afirmações abaixo sobre a tragédia é correta?
a) A capital haitiana, Porto Príncipe, foi a menos afetada pela tragédia, com apenas alguns prédios destruídos
b) A médica pediatra e fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns foi a única vítima brasileira do terremoto
c) A brasileira Zilda Arns, médica pediatra e fundadora da Pastoral da Criança, um diplomata e mais de quinze militares brasileiros morreram na tragédia

27) Em outubro, o médico britânico Robert G. Edwards foi laureado com o Nobel de Medicina. Entre os feitos abaixo, qual rendeu o prêmio ao britânico?
a) Descoberta do vírus da AIDS
b) Fertilização in vitro
c) Invenção e desenvolvimento da ressonância magnética nuclear

28) Em seu primeiro discurso como presidente eleita, no dia 31 de outubro, Dilma Rousseff prometeu combater uma droga que está se alastrando pelo Brasil. A que substância ela se referia?
a) Cocaína
b) Crack
c) Ecstasy

29) O Haiti, não bastasse o terremoto de janeiro, sofreu, no fim do ano, um surto que contaminou mais de 100.000 pessoas e matou outras mais de 2500. Que doença é essa?
a)Dengue
b)Gripe suína
c)Cólera

30) Em julho, o Facebook atingiu a marca de 500 milhões de cadastrados, tornando-se a maior rede social do planeta. Dois meses depois, seu criador, Mark Zuckerberg, se tornou, aos 26 anos, o mais jovem bilionário do planeta, estando retratado no filme “A Rede Social” e no livro “Bilionários por Acaso”. Foi ainda eleito o homem do ano pela revista Time. Qual é o patrimônio estimado dele?
a) 64,5 bilhões de dólares
b) 6,9 bilhões de dólares
c) 10,3 bilhões de dólares

31) Em julho, foi enviada ao Congresso uma lei que proíbe os pais de darem palmadas nos filhos. Segundo pesquisa do Datafolha, qual a alternativa falsa?
a)A maioria dos brasileiros é contra a proposta da proibição das palmadas.
b)As meninos apanham mais que os meninos em casa.
c)A maioria dos brasileiros já bateu nos filhos e apanhou dos pais.

32) Em 2010, um ídolo da música foi lembrado por seus 70 anos de nascimento e 30 de morte, recebendo uma série de homenagens feitas por fãs em todo o mundo. De quem se trata?
a)Elvis Presley
b)John Lennon
c)Raul Seixas

33) Dilma foi eleita presidente do Brasil. Quem é seu vice?
a)Índio da Costa
b)Michel Temer
c)Guilherme Leal

34) Foram temas polêmicos da última campanha presidencial, exceto:
a)Aborto / Religião / Não-obrigatoriedade do título de eleitor
b)Apoio de Lula / Quebra de sigilos fiscais / Privatização
c)Casamento gay / Controle da imprensa / Escândalo da Casa Civil

35) O vulcão Eyjafjallajökull entrou em erupção em março e a nuvem de cinzas que provocou semeou o caos entre as companhias aéreas europeias, que tiveram que deixar de operar boa parte dos seus voos. Em que país se situa este vulcão?
a) Islândia
b) Suécia
c) Noruega

36) A escritora naturalizada brasileira Clarice Lispector completaria 90 anos no dia 10 de dezembro, tendo recebido, por isso, diversas homenagens ao longo do ano. Qual sua nacionalidade legítima?
a) Francesa
b) Holandesa
c) Ucraniana

37) Aos 87 anos, faleceu o escritor português José Saramago. Sobre ele, é incorreto afirmar:
a) É o único escritor em Língua Portuguesa agraciado com o Prêmio Camões e o Prêmio Nobel de Literatura.
b) Seu livro mais conhecido, Memorial do Convento, ganhou uma adaptação cinematográfica em 2008 dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles.
c) Ateu, cético e pessimista, Saramago sempre teve atuação política marcante e levantava a voz contra as injustiças, a religião constituída e os grandes poderes econômicos, que ele via como grandes doenças de seu tempo.

38) Maior bilheteria do cinema brasileiro, marcando de forma inédita o ano de 2010 foi:
a) A Rede Social
b) Tropa de Elite 2
c) Chico Xavier

39) Projeto que surgiu da iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reuniu mais de 1,6 milhão de assinaturas de eleitores desde o lançamento da proposta, em setembro do ano passado.Visa proibir que políticos condenados pela Justiça continuem candidatos. Qual o nome deste projeto?
a) Lei da Palmada
b) Ficha Limpa
c) Dossiê Brasil

40) Polêmica envolve livro de Monteiro Lobato - No dia 18 de novembro, o Conselho Nacional de Educação (CNE) lançou parecer defendendo que o livro “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato, fosse banido das salas de aula. Por quê?
a) A obra foi considerada racista pelo órgão.
b) O livro apresenta passagens com conteúdo pornográfico.
c) O livro é plágio de outro escritor português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário