quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

3º Simulado 2011

Texto para a questão 1

SAUDITAS APRENDEM A NAMORAR PELA NET

A forma mais difundida de paquera entre os sauditas são os cafés que oferecem acesso à internet. São poucos, mas estão se tornando uma ferramenta de aproximação entre os jovens. E estão se mostrando eficientes.
Com base em sua interpretação do Corão, o governo da Arábia Saudita restringiu alguns hábitos considerados "ocidentalizados" da população, principalmente dos mais jovens. Teatros, cinemas e boates foram proibidos de funcionar tanto na capital Riad quanto nas cidades pequenas do país. Na esteira do fechamento dessas casas, perde-se uma forma centenária de encontrar um namorado ou mesmo de conhecer outras pessoas.
A alternativa para quem não costuma usar os sites de namoro é escrever nome e telefone em pedaços de papel e deixá-los nos vidros dos carros para achar, com a ajuda do destino, um candidato a
cara-metade e marcar um encontro.
(Galileu, nº 131)

1) Assinale a alternativa que apresenta interpretação
pertinente ao texto.
a) Os jovens deixaram de se casar pelas novas exigências do comportamento ocidental no país.
b) A forma de paquera entre os jovens sauditas teve de se adaptar ao novo panorama sociopolítico.
c) A comunicação entre os jovens sauditas diminuiu de forma drástica com a chegada dos costumes ocidentais.
d) O governo da Arábia Saudita impôs novas leis do Corão aos jovens de seu país.
e) Graças ao acesso à internet, os jovens deixaram de visitar boates, cinemas e teatros.

Texto para as questões 2 e 3


E todo aquele retintim de ferramentas, e o marchar da forja, e o coro dos que lá em cima brocavam a rocha para lançar-lhe fogo, e a surda zoada ao longe, que vinha do cortiço, como de uma aldeia alarmada; tudo dava a ideia de uma atividade feroz, de uma luta de vingança e de ódio. Aqueles homens gotejantes de suor, bêbedos de calor, desvairados de insolação a quebrarem, a espicaçarem, a torturarem a pedra, pareciam um punhado de demônios revoltados na sua impotência contra o impassível gigante que os contemplava com desprezo, imperturbável a todos os golpes e a todos os tiros que lhe desfechavam no dorso, deixando sem um gemido que lhe abrissem as entranhas de granito. (Aluísio Azevedo, O Cortiço)

2) No trecho transcrito, predominam a modalidade
.................... e a linguagem ..................... .
a) descritiva / objetiva
b) descritiva / subjetiva
c) narrativo-descritiva / objetiva
d) descritiva / denotativa
e) narrativa / conotativa

3) Assinale a alternativa em que o trecho, extraído do texto, não apresenta linguagem conotativa.
a) "... bêbedos de calor..."
b) "... a torturarem a pedra..."
c) "... pareciam um punhado de demônios..."
d) "Aqueles homens gotejantes de suor..."
e) "... abrissem as entranhas de granito."

Texto para a questão 4

TERESINHA
O primeiro me chegou
Como quem vem do florista
Trouxe um bicho de pelúcia
Trouxe um broche de ametista
Me contou suas viagens
E as vantagens que ele tinha
Me mostrou o seu relógio
Me chamava de rainha
Me encontrou tão desarmada
Que tocou meu coração
Mas não me negava nada
E, assustada, eu disse não
O segundo me chegou
Como quem chega do bar
Trouxe um litro de aguardente
Tão amarga de tragar
Indagou o meu passado
E cheirou minha comida
Vasculhou minha gaveta
Me chamava de perdida
Me encontrou tão desarmada
Que arranhou meu coração
Mas não me entregava nada
E, assustada, eu disse não
O terceiro me chegou
Como quem chega do nada
Ele não me trouxe nada
Também nada perguntou
Mal sei como ele se chama
Mas entendo o que ele quer
Se deitou na minha cama
E me chama de mulher
Foi chegando sorrateiro
E antes que eu dissesse não
Se instalou feito um posseiro
Dentro do meu coração
(Chico Buarque)

4) Assinale a alternativa incorreta:
a) O termo “posseiro”, no texto, está empregado em sentido literal, denotativo, pois designa aquele que detém a posse legal (por casamento, subentende-se) do coração de Teresinha.
b) O poeta escolhe as palavras não só pelo significado, mas pelo som ou imagem que elas suscitam. A palavra “desamada” é sugerida quando "desarmada" é pronunciada rapidamente, no meio da canção.
c) Apesar de o autor ser homem, o texto assume perspectiva feminina, em primeira pessoa: Teresinha, uma entidade fictícia, que possui a função de enunciar o discurso.
d) Na primeira e na segunda estrofe – em que há solução desfavorável para o caso amoroso – os versos iniciais não encontram par (rima), o que sugere certo desacordo.
e) No desfecho de cada estrofe, todos os versos são rimados, coincidindo com a resolução do caso, mas, na terceira estrofe, quando ocorre, de fato, um acerto amoroso, os versos são todos rimados desde o início.



Texto para as questões de 5 a 7

OS JOVENS E OS DILEMAS DA SEXUALIDADE

Atualmente, os jovens estão iniciando a vidacsexual mais cedo. A sexualidade tem sido discutida de forma mais "aberta", nos discursos pessoais, nos meios de comunicação, na literatura e artes. Entretanto, essa aparente "liberdade sexual" não
torna as pessoas mais "livres", pois ainda há bastante repressão e preconceito sobre o assunto. Além disso, as regras de como devemos nos comportar sexualmente prevalecem em todos os discursos, o que se torna uma questão velada de repressão.
O jovem do século XXI é visto como livre, bem informado, "antenado" com os acontecimentos, mas as pesquisas mostram que, quando o assunto é sexo, há muitas dúvidas e conflitos. Desde dúvidas específicas sobre questões biológicas, como as doenças sexualmente transmissíveis, até conflitos sobre os valores e as atitudes que devem tomar em determinadas situações. Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes.


A mídia, salvo exceções, contribui para a desinformação sobre sexo e a deturpação de valores. A superbanalização de assuntos relacionados à sexualidade e das relações afetivas gera dúvidas e atitudes precipitadas. Isso pode levar muitos jovens a se relacionarem de forma conflituosa com os outros e também com a própria sexualidade.
Enfim, hoje existe uma aparente liberdade sexual. Ao mesmo tempo em que as pessoas são, em comparação a anos anteriores, mais livres para fazer escolhas no campo afetivo e sexual, ainda há muita cobrança por parte da sociedade, e essa cobrança acaba sendo internalizada; assim, as pessoas acabam assumindo comportamentos e valores adotados pela maioria.
(www.faac.unesp.br/ baseado nos estudos de Ana Cláudia Bertolozzi Maia)

5) No texto, fala-se em "aparente liberdade sexual", que deve ser entendida como:
a) a maneira incisiva e proibitiva como a sociedade hoje, muito mais que em anos passados, tem agido no que diz respeito à sexualidade dos jovens.
b) a banalização da sexualidade, que faz com que os grupos sociais, nos dias de hoje, deixem de se importar com questões dessa natureza.
c) o total descaso da sociedade em relação à vida sexual dos jovens, apesar dos perigos a que eles estão expostos, como as doenças sexualmente transmissíveis.
d) a liberação sexual que incomoda a sociedade e faz com que se cobre muito mais dos jovens, evitando-se, desse modo, a banalização da sexualidade.
e) a nova postura dos jovens de hoje, que têm mais liberdade em suas escolhas, embora as práticas sociais, de certa forma, influenciem de forma coercitiva seus valores.

6) De acordo com o texto, é correto afirmar que:
a) a liberdade do jovem do século XXI não o exime de vivências problemáticas quanto à sua própria sexualidade.
b) os jovens modernos lidam muito melhor com sua sexualidade, pois têm iniciado sua vida sexual mais cedo.
c) a mídia tem um papel efetivo na conscientização dos jovens, pois frequentemente rechaça valores deturpados.
d) a sexualidade dos jovens é analisada, sobretudo, pela ótica dos aspectos físicos e dos valores afetivos.
e) a relação entre sexo e afetividade faz com que as questões ligadas à saúde fiquem em primeiro plano para os jovens.

7) Quanto aos sentidos que encerra, a frase "Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes" significa:
a) Os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, uma vez que não têm informações e orientações suficientes.
b) Como os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, não têm informações e orientações suficientes.
c) Os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, mas não têm informações e orientações suficientes.
d) Tanto os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, que não têm informações e orientações suficientes.
e) Os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, portanto não têm informações e orientações suficientes.

Texto para a questão 8

Um ponto importante para viver com sabedoria está em encontrar a proporção certa entre a atenção que dedicamos ao presente e a que dedicamos ao futuro, para que um não estrague o outro. Muitos vivem por demais no presente: os levianos; outros, por demais no futuro: os medrosos e cheios de cuidados. É difícil alguém manter nisso a medida justa. Aqueles que, ansiando e esperando, vivem só no futuro, olhando sempre para a frente e correndo apressados ao encontro das coisas vindouras, como se só elas trouxessem a verdadeira felicidade, e que deixam enquanto isso escoar-se o presente, despercebido, sem gozá-lo, são, apesar do seu ar grave, comparáveis àqueles burros da Itália, cujo passo é acelerado por terem pendurado, num bastão preso à sua cabeça, um molho de feno, que portanto sempre veem bem à sua frente e esperam sempre alcançar. Ludibriam-se, sacrificando toda a existência, ao viver sempre só ad interim (no intervalo) - até que um dia morrem.
Em vez, portanto, de estarmos sempre e exclusivamente entretidos com os projetos e as preocupações com o futuro, ou de entregarmo-nos à nostalgia do passado, não deveríamos nunca nos esquecer de que só o presente é real e só ele é certo; enquanto o futuro quase sempre sai diferente do que pensamos; e também o passado foi diferente do que hoje parece ter sido; e de tal forma que ambos têm menos significado do que parece.
(Arthur Schopenhauer, Aforismos para a sabedoria da vida)

8) O critério indicado pelo autor para "viver com sabedoria" consiste em:
a) dedicar ao presente menos atenção do que ao futuro.
b) dedicar atenção ao presente, não levando em conta o passado ou o futuro.
c) conseguir um equacionamento equilibrado da vida atual e da vindoura.
d) não permitir a mútua interferência de presente e futuro.
e) não permitir que o futuro interfira no presente.

Texto para a questão 9

A sociedade espera e merece a atuação conjunta dos poderes constituídos para imediata realização das necessárias alterações na legislação sobre delinqüência juvenil. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é uma das leis mais avançadas na proteção da infância e da juventude, bem como na preservação do bem-estar da família, mas o fenômeno da criminalidade é mutável, e a aplicação prática de toda lei exige aperfeiçoamentos e adaptações.
(Alexandre de Moraes, Folha de S.Paulo, 17/2/2007)

9) Os termos destacados promovem a coesão textual e estabelecem, com a oração que os antecede, relações, respectivamente, de:
a) adição, adição e oposição.
b) oposição, condição e concessão.
c) causa, tempo e condição.
d) adição, condição e finalidade.
e) adição, concessão e oposição.


10) Assinale a alternativa cuja redação obedece à norma culta.
a) A contribuição que tanto necessitamos não será feita.
b) O aluno o qual me refiro faltou hoje.
c) Esta é a música que mais gosto.
d) A criança, com cujos pais conversamos, progrediu bastante.
e) Visitamos o bairro que moramos na infância.

11) Assinale a alternativa em que o texto apresenta marca informal, ou coloquial, de linguagem.
a) "Uma pesquisa encomendada pela Fiesp mostra que os industriários consideram seus sindicatos a instituição menos confiável para mitigar os efeitos da crise".
b) "Já tinha prometido que ia largar. Eu me sentia marginalizado. Chegava aos lugares e via que só eu fumava. Agora, enquanto Deus me der vida e a cerveja for geladinha, estaremos juntos".
c) "Aqui vocês não vão encontrar só índios. Aqui também tem gente bonita".
d) "Escola pública não tem os mesmos recursos de uma escola privada para se manter. Por isso, se você trabalha ou estuda em uma escola pública, cuide dela como se fosse sua".
e) "Não há forma mais sublime de pertencer-se a um povo do que escrever em sua língua, uma vez que há uma estreita relação entre língua escrita e nacionalidade".

Texto para a questão 12

E através dos anos, por meio de outros amores, mais efetivos e longos, nenhuma sensação achou igual à daquele domingo na Rua da Lapa, quando ele tinha quinze anos.
(Machado de Assis, "Uns Braços")

12) No trecho transcrito, ocorre “zeugma”, ou seja, um termo foi suprimido por ser desnecessária a sua repetição. Que termo é esse?
a) Idade.
b) Igual.
c) Ele.
d) Sensação.
e) Amores.

13) Assinale a alternativa em que os dois provérbios apresentam ensinamentos semelhantes.
a) "Em boca fechada não entra mosca" e "Cão que ladra não morde".
b) "Quem ri por último ri melhor" e "O que os olhos não veem o coração não sente".
c) "Quem tem pressa come cru" e "Desgraça pouca é bobagem".
d) "Depois da tormenta, vem a bonança" e "Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas".
e) "Não adianta chorar sobre o leite derramado" e "Agora, Inês é morta".

Texto para a questão 14

O SENÃO DO LIVRO

Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e, aliás, ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem... E caem! – Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lágrima de saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar... Heis de cair.
(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

14) Assinale a única afirmação correta sobre o texto.
a) A "grande vantagem da morte", a que faz referência o narrador, é a ausência de sensações físicas.
b) O foco narrativo centrado em um defunto é um recurso tipicamente romântico, para sensibilizar o leitor.
c) A intervenção do narrador interrompe a narrativa com uma digressão metalinguística, referente à maneira (fictícia) de composição do livro.
d) A presença constante de metalinguagem e digressões aproxima o livro do romance de tese naturalista.
e) A agressividade do narrador para com os leitores é fruto da atitude moralista que ele mantém mesmo depois da morte.


15) Assinale a única alternativa em que a palavra “porque” deve vir separada.
a) Em breve compreenderás porque tanta luta por um motivo tão simples.
b) Não compareci à reunião porque estava viajando.
c) Se o Brasil precisa do trabalho de todos, é porque precisamos de um nacionalismo produtivo.
d) Ainda não se descobriu o porquê de tantos desentendimentos.
e) Choveu durante a noite, porque as ruas estão molhadas.


16) Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas das frases a seguir:
I. Era uma questão .................. resolvida.
II. Aquele aluno é um .............. exemplo para os outros.
III. ................... tocou o sinal, os alunos se retiraram.
IV.Escolheu um .................... momento para sair.

a) mau / mal / Mau / mal
b) mal / mal / Mau / mau
c) mau / mau / Mal / mal
d) mal / mau / Mal / mau
e) mau / mau / Mau / mal


Texto para as questões 17 e 18

PÁTRIA MINHA
A minha pátria é como se não fosse, é íntima
Doçura e vontade de chorar; uma criança dormindo
É minha pátria. Por isso, no exílio,
Assistindo dormir meu filho,
Choro de saudades de minha pátria.
Se me perguntarem o que é a minha pátria, direi:
Não sei. De fato, não sei
Como, por que e quando a minha pátria
Mas sei que a minha pátria é a luz, o sal e a água
Que elaboram e liquefazem a minha mágoa
Em longas lágrimas amargas.
Vontade de beijar os olhos de minha pátria
De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos...
Vontade de mudar as cores do vestido (auriverde!)
tão feias
De minha pátria, de minha pátria sem sapatos
E sem meias, pátria minha
Tão pobrinha! [...]
(Vinícius de Moraes)

17) Sobre o texto, assinale a alternativa correta:
a) O poema é expressão de emoções do eu lírico, ou seja, é subjetivo.
b) A preocupação com a forma se revela na métrica regular e na estrofação tradicional.
c) O poeta privilegia os aspectos públicos de sua relação com a pátria.
d) É evidente a intenção satírica do poema, paródia da "Canção do Exílio", de Gonçalves Dias.
e) A visão crítica do poeta é responsável pelo tom pessimista do poema.

18) Pode-se dizer que, na expressão "tão pobrinha", o diminutivo
a) indica que a pobreza da pátria é mínima.
b) suaviza a expressão da condição material precária da pátria.
c) refere-se afetivamente à pobreza emocional da terra natal.
d) revela a aversão do poeta a certos aspectos da terra natal.
e) é afetivo, exprimindo amor e piedade pela pátria.

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