quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Lixo: grave problema urbano atual

Os textos abaixo destacam o papel da sociedade não apenas no que se refere à produção de lixo, mas também no que diz respeito à sua destinação. Leia-os e a seguir elabore seu texto dissertativo.

A natureza trabalha em ciclos — “nada se perde, tudo se transforma”. Todo tipo de material orgânico se decompõe com a ação de milhões de micro-organismos decompositores, como bactérias, fungos, vermes, disponibilizando assim os nutrientes que vão alimentar outras formas de vida.
Até o início do século passado, o lixo gerado reintegrava-se aos ciclos naturais e servia como adubo para a agricultura. Porém, com a industrialização e a concentração da população nas grandes cidades, o lixo foi-se tornando um problema.
A sociedade moderna rompeu os ciclos da natureza: por um lado, extraímos mais e mais matérias-primas; por outro, fazemos crescer montanhas de lixo. Como todo esse rejeito não retorna ao ciclo natural, transformando-se em novas matérias-primas, pode tornar-se uma perigosa fonte de contaminação para o meio ambiente, além de provocar doenças.Recentemente, começamos a perceber que, assim como não podemos deixar o lixo acumular-se dentro de nossas casas, precisamos conter a geração de resíduos e dar um tratamento adequado ao lixo no nosso planeta.
Lixo, um grave problema no mundo moderno.
www.idec.org.br/biblioteca/mcs_lixo.pdf (com adaptações)

Vivemos numa sociedade de consumo. Tudo, desde os alimentos que ingerimos até as notícias a que assistimos, é desenhado no formato “use e jogue fora”. É de se esperar, portanto, que sobretudo as grandes cidades tenham sérios problemas com relação ao destino que seu lixo deve tomar. Para resolvermos a questão do lixo, não podemos tomar sua produção como um fato consumado, mas sim como consequência de um hábito da nossa sociedade, que vem produzindo lixo freneticamente.
www.midiaindependente.org/pt (com adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário