segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Imprescindível Ferramenta (redação de meu aluno Túlio S. Bordón)


“ A gente não quer só comida; a gente quer comida, diversão e arte” cantaram os Titãs tempos atrás. A internet, como direito fundamental do ser humano, endossa o coro de diversão e arte, e ainda complementa, pois é fonte rica de informação e interatividade.
A internet é um ícone da globalização. Através dela, o mundo vem mudando. Ora por denúncias de espionagem e corrupção, através do wikileaks, por exemplo, ora por movimentos populares organizados via redes sociais, vide Primavera árabe e manifestações de junho no Brasil.
Por outro lado, vêm se disseminando informações não verificadas e caluniosas – muitas intencionalmente criadas – que vêm na contramão da democracia e dos direitos individuais.  Por se tratar de um meio de comunicação recente, seus usuários ainda não se acostumaram a checar fontes e medir suas ações on-line, daí o uso indevido e prejudicial.
No Brasil e em outros países, cujas repúblicas democráticas são ainda jovens em um contexto histórico, a internet  se mostra como poderoso catalisador no processo de otimização de leis e fiscalização. Se em países como Estados Unidos e França foram perdidos anos, dinheiro e vidas para que se minimizasse a corrupção, no Brasil, os sites de transparência de gastos públicos e denúncias tendem a acelerar o combate à mesma.
Atualmente, tem-se um cenário em que a internet tornou-se imprescindível ao cidadão e à sociedade. Deve-se colocar tudo que é de interesse público disponível para a população, assim como regulamentar e fiscalizar melhor os “crimes on-line”, tais como: difamação, calúnia e exposição de material privado alheio. Aliando-se o respeito ao individuo e os interesses do mesmo, a internet é a ferramenta mais poderosa da idade contemporânea.



(Túlio S. Bordón - CARO Objetivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário