segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Escola de seu filho: A prática consegue refletir o prometido?



Texto meu publicado na revista It's Itajubá - edição de fevereiro de 2013

               O que conduziu você, mãe/pai, à escolha de uma determinada escola para matricular seu filho?
                No discurso publicitário, todos os colégios são o espaço ideal para a educação que você almeja. Mas até que ponto a prática consegue refletir o prometido?
         Agora que o ano letivo está começando, é preciso continuar atento a questões importantes, como capacitação do professor, autonomia do aluno, linha pedagógica e posição da escola no que se refere a temas contemporâneos, por exemplo.
         No começo do século XX, o professor era o grande detentor do conhecimento, respeitado pelo que só ele sabia e que seria repassado à classe. Hoje, em meio a tanta informação disponível, cabe-lhe, acima de tudo, a tarefa de gerenciador do conhecimento, tornando seu aluno coautor das aulas, o que o fará admirado pelo compartilhamento do que, juntos, constroem.
                Em paralelo à formação acadêmica de seus docentes, toda escola deve oportunizar-lhes uma formação continuada, para que estejam sempre atualizados perante o que acontece no mundo, quer seja nos conceitos, quer seja nas práticas. Isso pode se dar através de cursos, palestras, reuniões, a depender das condições da instituição. É imprescindível também que o perfil do professor esteja alinhado à filosofia da escola.
           Num mundo em constante evolução, acompanhar tais mudanças é a única possibilidade que um bom colégio tem de permanecer ativo. Princípios não podem ser negociáveis, mas os processos podem e devem sê-lo.  Acessibilidade, inclusão, atividades extracurriculares (idiomas, esportes, artes), respeito às diferenças (inclusive aos novos formatos de família), ações sociais, procedimentos de ensino e avaliação,  estão em pauta na educação brasileiro deste início de século e, por sua complexidade, exigem nosso olhar cuidadoso.
                   Enfim, para estar seguro de que fez a escolha certa, confirme, com esta leitura, se os valores da escola são os mais próximos possíveis dos da sua família, afinal, mais do que o local onde seu filho passará boa parte do dia, a instituição de ensino é parte vital na formação dele para a vida.  Esteja presente, acompanhe atividades, tarefas, estudo. Mesmo com todos os benefícios e facilidade do mundo virtual, este não pode substituir as relações pessoais, cujas vantagens para o relacionamento são muito significativas. O contato olho no olho entre pais e educadores não pode nem deve ser perdido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário