segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Comentários ao Evangelho do 1º Domingo da Quaresma 2013 - Tentações de Jesus


* O 1º domingo da quaresma, nos remete ao número 40, que, na Bíblia,  indica tempo de preparação para o que vai chegar.
* Foi assim, com o dilúvio, que durou 40 dias e 40 noites, com a fuga do Egito por 40 anos, com Moisés, passando 40 dias no  Monte Sinai até receber as Tábuas da Lei e agora com Jesus, que fica 40 dias no deserto para se preparar para a vida com Deus.
* No deserto, Jesus era ajudado pelos  anjos (como o anjo da guarda que todo mundo tem, enviado por Deus para nos proteger), mas toda hora o diabo vinha tentá-lo a fazer coisas erradas,  pecar, afastar-se de Deus.
*Como Jesus não comeu nada nestes dias, sentiu fome, então o diabo lhe disse: Se você é mesmo filho de Deus, transforme estas pedras em pão. Jesus disse: Nem só de pão vive o homem. A palavra de Deus é muito mais importante que o alimento.
* Depois o diabo levou Jesus ao alto de uma montanha, de onde podia olhar o mundo inteiro e lhe disse: Eu lhe dou tudo isso, como se o mundo fosse dele,  se você se ajoelhar e me adorar. Mas Jesus lhe disse: Eu adoro só a Deus e só a Ele eu sirvo.
*Pela terceira vez, o diabo provocou Jesus. Levou-o ao topo do templo de Jerusalém e falou para ele: Já que você diz que é filho de Deus, pule daqui do alto, pois está escrito que Deus mandará seus anjos para segurá-lo. Então Jesus disse: Também está escrito que “Não tentarás o Senhor teu Deus.” E terminou dizendo: “Vá embora daqui, Satanás”
* Enquanto o diabo desaparecia, os anjos chegavam para confortar Jesus, que passou por dificuldades, mas saiu vitorioso porque resistiu ao que é errado, contando com a ajuda de Deus.
*A exemplo de Jesus, devemos rezar, ser fortes e obedientes, assim a tentação de fazermos aquilo que não é certo irá embora. Jesus passou por tentações no deserto, hoje nós passamos por tentações em casa, na escola, na rua. Exemplos: brigas com os irmãos e os pais, desrespeito às pessoas, mentira, não ajudar quem precisa, pegar o que é do outro.
*Quando rezamos o Pai Nosso, fazemos 7 pedidos a Deus. Os últimos são exatamente "e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal."
*Principalmente os jovens vivem muitos momentos de tentações como os vícios, a irresponsabilidade, seguir o caminho que parece mais fácil. Por isso a igreja católica do Brasil promove a Campanha da Fraternidade deste ano sobre a juventude.
*Você tem um jovem na sua família? Então, nesta semana, você tem o compromisso de entregar-lhe esta mensagem:  Quem põe Deus em primeiro lugar em sua vida vence as tentações do mundo, é mais feliz e faz as pessoas com quem convive felizes também.
*Para terminar, façamos juntos uma oração:  “Querido Deus, ajude-me, assim como a Jesus, resistir a tudo o que não é de Deus. Amém”

Nenhum comentário:

Postar um comentário