terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Morre o escritor Décio Pignatari


         O poeta, ensaísta e tradutor Décio Pignatari morreu na manhã deste domingo (2), aos 85 anos. Internado no Hospital Universitário da USP desde a sexta (30), ele teve insuficiência respiratória e pneumonia aspirativa (infecção pulmonar).
      Pignatari foi um dos principais nomes do concretismo, ao lado dos irmãos Haroldo e Augusto de Campos --com quem editou a revista "Noigandres", no anos 1950. Também com os irmãos Campos publicou "Teoria da Poesia Concreta", em 1965.
   Nascido em Jundiaí, em 1927, Pignatari publicou seus primeiros poemas em 1949 na "Revista Brasileira de Poesia". Em 1950, lança seu primeiro livro de poemas, "Carrossel". Formou-se em direito pela USP, em 1953, e, três anos depois, lançou o movimento da poesia concreta.
  "A importância dele não pode ser subestimada. Era uma das inteligências mais incisivas que este país já teve", disse Frederico Barbosa, 51, poeta e diretor da Casa das Rosas.
      Em entrevista à Folha em 2007, quando completou 80 anos, Pignatari sintetizou sua trajetória numa de suas caras palavras-valise: "oitentação". 
       "Pignatari era, na composição da tríade dos concretistas, o que tinha a verve mais pop, satírica. entre dois cartesianos, ele era uma espécie de equilíbrio. talvez o mais humano deles, o mais econômico, o menos ortodoxo", diz o escritor Joca Reiners Terron, 44.

                                          beba-coca-cola 
        Neste seu poema mais conhecido, é possível encontrar algumas características do Concretismo: a presença de uma símbolo da vida moderna, urbana e industrializada, a troca na ordem das letras do famoso slogan "Beba Cola-Cola". Mas o tom do poema é irônico e crítico, principalmente ao usar letras do nome Coca-cola para terminar o poema com a palavra "cloaca", que significa esgoto, ou, numa acepção mais ampla, conforme o dicionário Houaiss, "tudo que é imundo, que tem mau cheiro".

(Fontes: uol.com.br e cantinho da leitura - 2/12/12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário