segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

25º tema de redação: O que falta à democracia brasileira?


Tomando como base o texto abaixo, redija uma dissertação , respondendo à seguinte pergunta:  O que falta à democracia brasileira? 


República destroçada


        Constituições, códigos, leis, decretos, um emaranhado legal caótico. Mas nada consegue regular o bom
funcionamento da democracia brasileira. Ética, moralidade, competência, eficiência, compromisso público simplesmente desapareceram.
      Vivemos uma época do vale-tudo. Desapareceram os homens públicos. Foram substituídos pelos políticos profissionais. Não há mais ideologia. Longe disso. A disputa política é pelo poder, que tudo pode e no qual nada é proibido, pois os poderosos exercem o controle do Estado — controle no sentido mais amplo e autocrático possível.
        O panorama político foi ficando cinzento, dificultando identificar as diferenças. Partidos, ações administrativas, programas partidários são meras fantasias, sem significados e facilmente substituíveis.
        Vivemos numa República bufa. As notícias são desesperadoras. A falta de compostura virou grife. Com o perdão da expressão, mas parece que quanto mais canalha, melhor. Os corruptos já não ficam envergonhados. Buscam até justificativa histórica para privilégios.
          Certa vez, Gregório de Matos Guerra iniciou um poema com o conhecido "Triste Bahia". Bem, como ninguém lê mais o Boca do Inferno, posso escrever (como se fosse meu): triste Brasil. Pouco depois, o grande poeta baiano continuou: "Pobre te vejo a ti". É a melhor síntese do nosso País.


(Marco Antonio Villa, historiador, professor da UFSCar, O Estado de S. Paulo, 30/10/11 (Adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário