quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Semana 16: A Redação na Unicamp




             A prova de Redação da Unicamp, ao apresentar duas propostas obrigatórias de produção de texto, sem que os candidatos saibam de antemão quais serão os gêneros solicitados, tem sido motivo de grande preocupação para os estudantes.
           Em face da grande diversidade de gêneros textuais, é importante que o candidato atente às instruções da banca examinadora no que se refere à pessoa em que deverá ser escrito o texto, qual seu propósito, a quem será destinado, qual a linguagem mais adequada ao contexto.

DEFINIÇÃO DE ALGUNS GÊNEROS TEXTUAIS QUE PODEM SER SOLICITADOS

* Blog: é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos ou posts.

* Notícia: escrito sintético sobre um assunto qualquer; relato de fatos e acontecimentos, recentes ou atuais, ocorridos no país ou no mundo, veiculado em jornal, televisão, revista, portais.

Reportagem: cobertura jornalística de acontecimento, apuração de fatos, pesquisa de assunto, interpretação de informações e redação do texto final.

* Crônica: texto literário breve, em geral narrativo, a partir de temas, na maior parte, extraídos do cotidiano.

* Carta: mensagem a uma pessoa ou a uma organização, para comunicar-lhe algo.

* Depoimento: declaração da testemunha sobre determinado fato, do qual tem conhecimento ou que se relacione com seus interesses.

* Diário: material em que alguém registra diária ou quase diariamente os acontecimentos de sua vida, seus pensamentos.
  
* Resumo: condensação em poucas palavras do que foi dito ou escrito mais extensamente.

* Resenha: análise crítica ou informativa de uma obra (livro, filme, espetáculo).

* Entrevista: diálogo conduzido com o fim de realizar matéria sobre a pessoa escolhida ou assunto de sua especialidade.

* Editorial: artigo em que se discute uma questão, apresentado o ponto de vista da empresa jornalística.

* Texto científico: transmite, de modo claro e inteligível, conhecimento de natureza científica. Utiliza-se de recursos variados,  como exemplos, comparações, relações de causa e efeito, resultado de pesquisas e testes, dados estatísticos, circunstância.

* Sinopse:  relato breve, síntese de um filme, um livro, uma ópera.

* Anúncio: mensagem que procura transmitir ao público, por meio de recursos técnicos e através dos veículos de comunicação, as qualidades e eventuais benefícios de determinada marca, produto, serviço ou instituição.

* Panfleto: texto curto, sensacionalista, geralmente sobre assuntos políticos, impresso em folha avulsa ou folheto e de distribuição limitada.

* Folder:  impresso de pequeno porte, constituído de uma só folha de papel com uma ou mais dobras, e que apresenta conteúdo informativo ou publicitário; folheto.  Pode também ter utilidade educativa, visando a oferecer orientação sobre assuntos como saúde, prevenção, segurança. Pode ainda conter instruções sobre como comportar-se diante de determinada ocorrência.

* Abaixo-assinado:  documento coletivo, de caráter público ou restrito, que torna manifesta a opinião de grupo e/ou comunidade, ou representa os interesses dos que o assinam.

* Artigo de opinião: texto jornalístico que expõe a opinião do autor sobre determinado assunto, em geral de interesse dos leitores de periódicos, como jornais e revistas.

* Verbete: : cada uma das entradas (palavras listadas) de um dicionário, enciclopédia, que contém informações sobre um assunto (o significado de uma palavra, por exemplo)

* Comentário : apreciação, análise, opinião expressa sobre um fato, uma situação, uma circunstância.

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