terça-feira, 9 de outubro de 2012

Brasil: um singular e multicultural perfil (redação de minha aluna Nicole Choi)


     Ao desembarcar no Brasil em 1500, Pedro Álvares Cabral jamais imaginou que estava dando início a um processo de miscigenação que resultou na atual população brasileira. Seja na língua, nas artes, na culinária ou na cultura, notamos a influência de diversos povos os quais participaram da formação histórica de nosso país.
     Essa diversidade é, sem dúvida, a maior riqueza da população do Brasil e faz dela um única todo o planeta. Porém deve haver cautela quando se trata dessa multiculturalização, afinal, em um mundo onde reinam o preconceito e a desigualdade social, é impossível que tal marca seja um aspecto positivo para todos os indivíduos, não importando sua descendência, cultura ou cor.
     O homem hoje é inserido em um contexto em que tudo é premeditado pela mídia como um padrão. Isso incita a aversão à diferença e torna a mente das pessoas cada vez mais limitada. Em razão disso, juntamente com o passado de submissão devido à escravatura, o negro, o pardo e o mulato ainda têm sua maioria instalada nas classes mais baixas da sociedade e enfrentam preconceitos de todos os tipos.
     Apesar das tentativas de sanar essa dívida por meio de ações sociais e cotas, é primordial que a população se conscientize para que ela finalmente adquira um sentimento de nação e de igualdade diante de qualquer tipo de diferença, seja ela cultural, física ou financeira. Além disso, faz-se necessária uma melhora nos sistemas educacionais e uma diminuição na desigualdade social.
     A necessidade de se estabelecer essa consciência de união e igualdade no Brasil vai muito além de questões financeiras. É, sim, um dever com os povos que proporcionaram ao país essa mistura tão singular e rica.

(Fonte: Nicole Choi - Caro Objetivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário