segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Semana 1: Ortografia


Regras para escrever corretamente   
Alfredina Nery* - Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

           Não sabe como escrever uma palavra? É com S ou com Z? Para esse tipo de dúvida, tão comum em português, deve-se entender que a língua tem, basicamente, dois sistemas de escrita: regular e irregular.
           Muitas vezes, as grafias não podem ser explicadas por nenhuma regra, pois é a origem da palavra ou a tradição de uso que justificam a forma de escrever. Por exemplo, a palavra "hoje" é escrita com "h" devido à etimologia do termo, pois a forma latina é "hodie".
        Em outras situações, no entanto, é possível prever a grafia, porque se pode "adivinhar" sua forma. Por exemplo: a palavra "português", que é escrita com "s" e não com "z". Logo, as outras palavras do mesmo grupo, como "francês", "japonês" ou "norueguês", são também escritas assim, com S!
           Os adjetivos que indicam lugar de origem são escritos com "s" e não com "z". Verifique: português, portuguesa, portugueses, portuguesas, francês, francesa, franceses, francesas, norueguês, norueguesa, noruegueses, norueguesas, finlandês, finlandesa, finlandeses, japonês, japonesa, japoneses, japonesas... Amplie a lista e confirme a regra!
          Nos substantivos que derivam de adjetivos, o final da palavra (sufixo) é “eza”: firme/firmeza; belo/beleza; pobre/pobreza; rico/riqueza.
Adjetivos com o sufixo “oso” escrevem-se sempre com “s”: gostoso, oleoso, saboroso, estudioso.
          É bem produtiva a compreensão das regularidades do sistema de escrita, não é verdade? Se descobrirmos o princípio que gera uma grafia, podemos inferir muitas outras formas relativas ao mesmo princípio... A nossa memória agradece!


ALGUNS CASOS ESPECIAIS (Fonte: Portal Objetivo)
POR QUE
1.
Oração interrogativa direta ou indireta:
Exemplos:
Por que devemos nos preocupar com o meio ambiente?
Não é fácil saber por que a situação persiste em não melhorar.
Não sei por que você se comportou daquela maneira

2. Preposição (por) e pronome relativo (que); equivalendo a pelo qual.
Exemplo:
O túnel por que deveríamos passar desabou ontem.
Os motivos por que não veio são desconhecidos.

POR QUÊ
1. Final de frase ou seguido de pontuação.
Exemplos:
Você ainda tem coragem de perguntar por quê?
— Não sei por quê!
Eles condenam, gostaria de saber por quê, o comportamento dela
.



PORQUE
1. Conjunção indicando explicação ou causa, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como.
Exemplos:
Volte durante o dia, porque a estrada é muito ruim.
A situação agravou-se porque ninguém reclamou.
Porque ele sempre se atrasa, ninguém mais o espera.

2. Conjunção indicando finalidade, equivalendo a para que,
a fim de.
Exemplo:

“— Não julgues porque não te julguem.”

PORQUÊ
– Substantivo, sendo acompanhado de palavra determinante (artigo ou pronome).
Exemplos:
Não é fácil encontrar o porquê de toda essa confusão.
— Dê-me ao menos um porquê para sua atitude.



AONDE
– Indica idéia de movimento ou aproximação, é usado com verbos de movimento.
Exemplos:
Aonde você vai?
Aonde você quer chegar com essas ideias?
Ninguém sabe aonde se dirigir para retirar os ingressos.


ONDE
– Indica o lugar em que se está ou em que se passa algum fato, é usado, normalmente, com verbos que exprimem estado ou permanência.
Exemplos:
Onde você está?
Onde você vai ficar nas próximas férias?
Discrimine os locais onde as tropas permaneceram estacionadas.

HÁ, A
1. indica tempo passado e pode ser substituído por faz.
Exemplos:
cinco minutos eles chegaram.
Elas se encontraram pouco.
As eleições ocorreram três meses.
* O uso de rejeita atrás quando se refere a tempo, pois o emprego dos dois numa mesma frase é redundante (pleonástico).
Exemplos:
Há dois anos estive em Brasília.
Dois anos atrás, estive em Brasília.



2. A exprime distância ou tempo futuro.
Exemplos:
Daqui a três anos, ele estará se formando.
De hoje a três dias, esgota-se o prazo para o pagamento.
O atirador estava a cinco metros de distância.
A cidade mais próxima fica a cem quilômetros.

MAU
– É adjetivo e significa “ruim, de má índole, de má qualidade”. Opõe-se a bom e apresenta a forma feminina . Exemplos:
Ele não é mau aluno.
Escolheste um mau momento.
Ele tem um coração mau.



MAL
1. Advérbio e significa irregularmente, erradamente, de forma inconveniente ou desagradável. Opõe-se a bem.                                                                                          Exemplos:
Era previsível que ele se comportaria
mal.
Os atletas jogaram
mal.
Falou mal de você embora não estivesse mal-intencionado.



2. Conjunção temporal, equivalendo a quando, assim que, no momento em que.
Exemplos:

Mal cheguei, vi que ela estava triste.
Mal começou a chover, ele saiu.

3. Substantivo, sendo acompanhado de palavra determinante (artigo ou pronome).
Exemplos:
Isto é um mal necessário.
O mal é que ninguém tomou nenhuma atitude.

  
EXERCÍCIOS PARA TREINAR ORTOGRAFIA (se necessário, não deixe de consultar um dicionário):


1)           Dos termos sublinhados nas frases abaixo, o único que está inadequado ao contexto ocorre em:
a)           O mundo está na iminência de enfrentar o recrudescimento da fome devido à escassez de alimentos.
b)           Para atender a todos os interessados no concurso, foi preciso dilatar o prazo das inscrições.
 c)            Ao fazer cópias de músicas e filmes pela internet, é preciso ter cuidado para não infringir a lei.
d)           O município que se tornou símbolo da emigração brasileira para os EUA tenta se adaptar ao movimento migratório inverso.
e)           A cobrança de juros excessivos, com o objetivo de aferir lucro exagerado, desestimula o crescimento da produção.


2) A frase em que todos os vocábulos grifados estão corretamente empregados é:
a) Descobriu-se, instantes, a verdadeira razão porque a criança se recusava à freqüentar a escola.
b) Não se sabe, de fato, porquê o engenheiro preferiu destruir o pátio a adaptá-lo às novas normas.
c) Disse-nos, já a várias semanas, que explicaria o porque da decisão tomada às pressas naquela reunião.
d) Chegava tarde, porque precisava percorrer a pé uma distância de dois à três quilômetros.
e) Não prestou contas à associação de moradores, não compareceu à audiência e até hoje não disse por quê.


3) Assinale a alternativa adequada para preencher as lacunas do texto abaixo, de acordo com o padrão culto da língua.
 O intendente não havia previsto a possibilidade ________ tropa permanecer tanto tempo no local. Como informa a correspondência, os soldados não recebiam ______ quase seis meses. Em virtude da falta de pagamento dos salários, __________ à míngua as pessoas da cidade. Foi necessário que o general __________________ para dar solução ao caso.


a)    de a – havia – andavam – interviesse.
b)    da – haviam – andavam – intervisse.
c)    de a – há – andava – interviesse.
d)    de a – havia – andavam – intervisse.
e)    da – há – andava – interviesse.

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