segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

1º tema de redação 2012 - Exposição pública

A partir da leitura dos fragmentos abaixo, redija uma dissertação,
 expondo seu ponto de vista sobre
a supervalorização da exposição pública notada neste início de século.

“O entretenimento que rege os meios de comunicação de massa estaria também a pautar a definição das personalidades e identidades numa época em que a fama aparece como acessível a todos. O espetáculo aparece como via de ascensão, a participação no universo do visível aparece como horizonte obrigatório, como se existir estivesse condicinado a aparecer.” (Esther Hamburger, psicanalista)
“Tutty Vasques (jornalista), outro dia, criou uma expressão feliz: ‘a evasão da privacidade’ que assola o país. Diferentemente do que dizem, ninguém quer defender-se da invasão de sua privacidade: ao contrário, querem expô-la, desde poltronas, piscinas, joias, faisões de prata, vasos Ming na “Caras”, até confissões rasgadas nas entrevistas. Não é verdade que as pessoas querem ser livres; querem ser consumidas.” (Arnaldo Jabor, cineasta)
       


        “...as redes sociais não foram feitas para o anonimato, para a privacidade, muito pelo contrário, foram feitas para a exposição.                                                                                                                                        E aí começa o desafio: o que expor? Até onde ir? No espaço virtual às vezes pensamos estar na sala de nossas casas, e nos expomos com o senso de privacidade que pertence às paredes do lar.  Mas isso é uma ilusão! No espaço virtual estamos na janela, ou, mais ainda, no meio da praça. É um big brother do qual escolhemos participar. Mas como participantes de um jogo é preciso ter malícia, é preciso saber o que eu quero transferir da minha sala de estar para o meio da praça.Porque a praça é pública, e o que eu exponho lá ficará marcado, agregado à minha imagem.
Que imagem cada um de nós deseja tornar pública?” (cantoparaprosear.blogspot.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário