quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Caminho que leva à faculdade

Entrar em uma universidade não é sorte ou privilégio de alunos brilhantes. Pressupõe, sim, maturidade intelectual, responsabilidade e equilíbrio emocional.

Maturidade intelectual adquire-se ao longo da vida, pelo estudo, pela leitura de mundo, pelas experiências. Aulas de segunda a sábado, monitorias, horas de fixação em casa, jornais, revistas, livros, programas de TV, filmes, sites, viagens culturais, palestras, conversas com pessoas interessantes, nada disso é perda de tempo. Pelo contrário, são formas prazerosas de aumentar seu repertório cultural, transformando as informações recebidas por diversos meios em conhecimento que, depois, despertará seu senso crítico.

Responsabilidade é outro item que também começa na sala de aula. Atenção total às aulas já lhe garante vantagem, já que será mais fácil rever e assimilar a matéria em casa pelo bom aproveitamento que você teve de cada palavra do professor. Conversas paralelas, uso de aparelhos sonoros e visuais, feitura de atividade de matéria distinta da aula dada só atrapalharão seu desempenho. E ninguém sairá perdendo mais com isso do que você mesmo. Além de que sala de aula é espaço coletivo e não lhe cabe o direito de atrapalhar os colegas e o professor em hipótese alguma.

Por fim, além do conhecimento e da disciplina, o controle emocional é fator determinante para seu sucesso. Insegurança, ansiedade, cobranças externas só atrapalham. Alivie este estresse continuando a realizar atividades que lhe dão prazer, porém num ritmo que não atrapalhe seu foco neste ano: ESTUDAR. Procure dirigir seu plano de estudos a um objetivo específico, de preferência, com apoio de sua família.

A sorte pode até ter algum significado na hora dos vestibulares, mas o que importa mesmo é seu esforço pessoal. Acredite na sua competência. Transforme a vontade de ser universitário em 2013 em capacidade. É preciso, desde hoje, estabelecer e, principalmente, cumprir metas.


Dicas valiosas


1) Sua rotina de estudos deve contemplar todas as disciplinas, não apenas aquelas de que mais gosta ou nas quais tem mais facilidade;

2) Matéria dada = matéria estudada. Você precisará de 3 a 4 horas diárias para manter os estudos em dia. Procure monitorias para não deixar passar nenhuma dúvida;

3) O uso da internet deve se limitar a apenas um momento definido do dia (quando o computador será ligado), sob o risco de você perder horas importantes de seu estudo por distrações que, neste ano, não são seu foco;

4) Mantenha um local fixo de estudos, silencioso e apropriado para suas atividades;

5) Leitura de uma revista semanal, ou jornal diário (nem que seja pela TV) propicia-lhe manter-se atualizado, o que colaborará também para sua redação periódica.



Oportunidades, às vezes, vêm apenas uma vez ao nosso encontro. Não adianta estar na escola certa, com familiares investindo e acreditando em você se VOCÊ não agir adequadamente. Está vendo uma oportunidade em sua vida? Então, aceite este desafio. A faculdade está lá, esperando sua matrícula e ninguém melhor do que você mesmo para motivar-se e alcançar o OBJETIVO que tanto deseja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário