Com o objetivo de discutir a identidade nacional, compreender a cultura brasileira e os rumos das artes, artistas e intelectuais organizaram nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna - marco do movimento modernista no Brasil.
O evento, que também envolveu representantes de outros segmentos da sociedade -políticos, educadores, empresários e trabalhadores-, acabou trazendo à tona discussões sobre os rumos da nação, propostas de reforma da Constituição de 1891 e até da sociedade.
Na época, a Europa ocupava uma posição de vanguarda e, sob essa influência, teve início a discussão de uma nova identidade artística para o país.
A semana começou com uma conferência do escritor Graça Aranha, intitulada "A emoção estética da arte moderna", e contou com diversas outras participações de escritores, pintores, escultores e músicos, a exemplo de Mário de Andrade, Oswald Andrade, Menotti Del Picchia, Luís Aranha, Sérgio Buarque de Holanda, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vitor Brecheret, Wilhelm Haerberg e Heitor Villa-Lobos.
Houve vaias e críticas, especialmente dos defensores do academicismo, mas o saldo foi a entrada do Brasil na modernidade.
Embora o movimento modernista não se resuma à Semana de Arte Moderna ou a São Paulo, foi esse evento que disseminou as idéias que expressavam os tempos modernos - o arrojo, o dinamismo e a simplicidade na comunicação.
O evento fez mais: denunciou a alienação das camadas cultas em relação à realidade do país e criticou as desigualdades sociais -assuntos que, mesmo um século mais tarde, permanecem atuais no Brasil.
O que você sabe sobre a Semana?
a) Teatro Municipal
b) Masp (Museu de Arte de São Paulo)
c) Palácio Anhangabaú
d) Faap (Fundação Armando Álvares Penteado)
2-As artes plásticas tiveram forte representação. Que artista fez a capa do catálogo da Semana?
a) Iberê Camargo
b) Tarsila do Amaral
c) Vicente Rego Monteiro
d) Di Cavalcanti
3-Entre as propostas dos participantes da Semana de Arte Moderna, podem ser citadas:
a) A adesão ao futurismo, movimento vanguardista nascido nos Estados Unidos
b) A renovação na linguagem das artes brasileiras, incluindo literatura, escultura, música, pintura, e uma maior conexão com a identidade e a realidade nacionais
c) Uma reforma ortográfica que privilegiasse a oralidade da língua portuguesa
d) A renovação estética sobretudo das artes plásticas brasileiras, incluindo pintura, escultura, arquitetura e cinema
4-Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, títulos de livros publicados pelos modernistas Mario de Andrade, Raul Bopp e Oswald de Andrade:
a) Paulicéia Desvairada; Cobra Norato; Memórias Sentimentais de João Miramar
b) Pau Brasil; A Utopia Antropofágica; Paulicéia Desvairada
c) Macunaíma; Cobra Norato; Amar, Verbo Intransitivo
d) Manifesto Nhenguaçu Verde Amarelo; Os Filhos da Candinha; Fogo Morto
5-Em 1917, uma polêmica antecipou a agitação da Semana, quando o artigo 'Paranóia ou Mistificação?' atacou a obra da pintora Anita Malfatti. Quem escreveu o artigo?
a) Paulo Prado
b) Lasar Segall
c) Monteiro Lobato
d) Washington Luís
6-Porta-voz dos modernistas, a revista começou a ser publicada ainda em 1922. Qual?
a) Piauí
b) O Cruzeiro
c) Klaxon
d) Estética
Gabarito: a, d, b, a, c, c
(Fonte: UOL Educação)
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