terça-feira, 30 de abril de 2013

Tema 6: Obsessão pelo peso ideal


       Você prefere ser cego ou obeso? Diante desta questão, 15% dos americanos disseram que prefeririam ser cegos a ser obesos; 25% achariam melhor até sofrer uma depressão grave, daquelas que tiram a vontade de sair da cama. Maluquice?
       Se você tentar descobrir quanta gente a seu lado não deixa de fumar, arriscando-se a ter um câncer, com medo de engordar, verá como o estigma do peso produziu um distúrbio emocional coletivo.
(Gilberto Dimenstein, 12/6/2011)


     Dos 40 milhões de brasileiros em guerra com a balança, 16 milhões não conseguem perder peso apenas com mudanças no estilo de vida. Eles podem se esfalfar na academia de ginástica e viver à base de alface e, mesmo assim, estão condenados ao fracasso pela genética ou por desajustes biológicos adquiridos. Alguns apresentam um ritmo metabólico mais lento do que o normal – e, por isso, queimam menos gordura. Outros, por causa de um desequilíbrio químico cerebral, precisam de muita comida para que se sintam satisfeitos. Sem medicamentos, esses homens e mulheres não emagrecem. E assim, podem adoecer seriamente”. 
(LOPES, Adriana D.; MING, Laura; MAGALHÃES, Naiara. Revista Veja, 23 fev. 2011)

    Os brasileiros estão cada vez mais gordos, revela pesquisa do Ministério da Saúde divulgada ontem. Sem o hábito de praticar exercícios e com uma alimentação ruim, muito rica em gordura e pobre em frutas e verduras, 48,1% dos adultos têm excesso de peso. 
(WEBER, Demétrio. O Globo,  19 abr. 2011, p. 28. Adaptado.)


Com base na leitura dos textos acima e em suas próprias observações, discuta num texto dissertativo por que é tão difícil emagrecer e se a obsessão pelo peso ideal vincula-se à preocupação com a saúde ou com a estética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário