sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

"A pintura não foi feita para enfeitar paredes. A pintura é uma arma, é a defesa contra o inimigo." (Picasso)




         Pablo Picasso (1881-1973) é um dos maiores pintores do século XX. Artista original e de extensa produção, que em certa época se aproximou do movimento surrealista, é considerado um dos pais do cubismo. Foi também um artista engajado, como prova sua obra Guernica, que denunciou, em 1937, os horrores da guerra civil espanhola.

                                     
(As Senhoritas de Avignon, quadro com que Picasso rompe com a profundidade espacial, ao representar as figuras numa simultaneidade de planos, iniciando, assim, seu período cubista.)


(Guernica, painel de 350 x 780cm, leva o nome da cidade bombardeada pelos nazistas no dia 26 de Abril de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola. 
   Dizem que, durante uma exposição,  um oficial nazista indagou a Picasso: Foi você quem fez isso? Ele respondeu: Não, vocês fizeram isso, eu só pintei! Após o fim da Guerra Civil, Picasso permitiu que a obra fosse emprestada ao Museu de Arte Moderna de Nova York, com a condição de que Guernica retornasse à Espanha somente quando a ditadura Franquista caísse. Em 1981, com a morte do ditador Francisco Franco, a obra voltou ao território espanhol, onde hoje reside no Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid.)

                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário