quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ENEM 2012: novidades na avaliação e expectativas de tema


Aproximando-se a época da realização do  ENEM, intensifica-se a preparação para este exame.  Quer saber quais  são as novidades para este ano quanto à avaliação e quais as expectativas de tema para o texto a ser composto pelos quase 6 milhões de alunos inscritos? Leia a entrevista que concedi ao site do Colégio XIX de Março.

·         O que foi mantido e o que mudou em referência à prova de Redação do ENEM a ser realizado em novembro próximo? Em julho, o MEC lançou o “Guia do Participante” com instruções acerca da prova deste ano. Foi mantida a avaliação do texto por meio de cinco competências, mas alterada a forma de correção. Todo texto será corrigido por, pelo menos, dois avaliadores, os quais  atribuirão uma nota entre zero e 200 pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total, que pode chegar a 1000 pontos.  A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

·         E em casos de discrepância nas notas destes avaliadores? Se estas diferirem, no total, por mais de 200 pontos ou, se em uma mesma competência, houver uma diferença de 80 pontos,  a redação será reavaliada, de forma independente, por um terceiro avaliador. A nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem.

·         Detalhe o que são as cinco competências.  * Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. / * Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. / * Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. / Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. / Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

·         É possível tirar zero? Sim, se o texto fugir ao tema, não obedecer  à estrutura dissertativo-argumentativa; for escrito em até sete linhas ou desrespeitar os direitos humanos (desconsideração da Competência 5).

·         O que é indispensável para escrever bem? Ler muito; estar atualizado; desenvolver a argumentação de forma progressiva,  a partir de  exemplos, citações, alusões históricas, comparações, fatos notórios, dados estatísticos; obedecer às regras gramaticais da língua culta; usar um vocabulário preciso; adequar o conteúdo do texto ao mundo real; “costurar” bem as ideias através de conectivos apropriados e, por fim, apresentar uma proposta viável de solução para o problema proposto e o detalhamento dos meios para concretizá-la.

·         Sugestões de tema para este ano? Certamente o tema estará relacionado a uma das competências pedidas na prova objetiva. Assim, sugiro ao aluno ler textos sobre os 10 tópicos seguintes e, após, desenvolver redações sobre o tema depreendido:
1) Fronteiras visíveis e invisíveis que separam as pessoas;
2) Instituições do país e do mundo – poder público e organizações não-governamentais;
3) Revolução comportamental a partir da evolução tecnológica;
4) Por que causas o jovem tem lutado atualmente;
5)O peso de 7 bilhões de pessoas sobre o planeta Terra;
6) Saúde pública do brasileiro, no que se refere à higiene, alimentação, saneamento, sexualidade e qualidade de vida;
7) Bullying – brincadeira que não tem graça;
8) Ética nas pesquisas científicas;
9) Corrupção: crime ou costume?
10) Prioridades a serem enfrentadas para o sucesso de grandes eventos que estão chegando ao Brasil

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