terça-feira, 24 de julho de 2012

Erros mais comuns numa dissertação

1) Fugir do tema: Esta é uma falha constante que pode fazer com o que o aluno tire nota zero na redação. Para não correr o risco de cometê-la, a dica é ler a proposta e grifar as palavras mais importantes.

2) Errar o gênero do texto solicitado: Este é o tipo de erro que também pode fazer com que o estudante zere na prova. Na tentativa de ser original, o candidato chega a escrever uma poesia ou uma narração, quando o que se pede é uma dissertação. Importante: a principal característica da dissertação é a argumentação, ou seja, a defesa de uma tese. Já na narração, conta-se uma história sem ter a necessidade de apresentar explicações.

3) Interagir com o leitor numa dissertação: A dissertação não é um bate papo com o leitor e não pode ser interativa,  assim, não se refira ao leitor, como, por exemplo, usando a  palavra “você.” Expressões de ordem ou que representam conversa com o leitor, como “faça sua parte”, também não devem ser usadas. Desta forma, o vestibulando foge da discussão exigida na dissertação e joga para o leitor a responsabilidade de refletir.

4) Apresentar argumentos frágeis:  Uma boa dissertação – gênero de texto pedido na maioria dos vestibulares – exige argumentos e explicação sólidas e originais. Falsas generalizações não são considerados argumentos e só empobrecem o texto.

5) ‘Esquecer’ coesão e coerência: As informações não podem aparecer jogadas no texto e têm de estar unidas. Também é fundamental não utilizar elementos contraditórios.

6) Errar a grafia ou concordância das palavras: Frases desestruturadas podem comprometer a redação porque a leitura não flui. Em casos de erros crassos, há perda de pontos.

7) Mesclar pessoas gramaticais: Começar o texto usando ‘nós’, mudar para a terceira pessoa, e encerrar usando ‘eu’ é outro erro comum. Isto mostra que o aluno não segue uma ideia em uma linha única.

8) Usar coloquialismo, gírias ou clichês: Não os use, até mesmo, entre aspas. O nível de linguagem exigido em uma dissertação é o padrão.

9) Escrever de forma ilegível: Seja cursiva ou de forma, letra legível é fundamental para a limpeza e compreensão total do texto. Ao errar uma palavra, a dica é riscá-la, colocá-la entre parênteses e, a seguir, reescrevê-la corretamente.

(Fonte: G1 EDUCAÇÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário