terça-feira, 27 de agosto de 2013

Médicos estrangeiros farão curso de língua portuguesa e saúde pública

 

Começam a chegar  os médicos estrangeiros selecionados para trabalhar no Brasil, mas antes eles vão passar por cursos de reciclagem.
Ministério da Saúde quer primeiro que esses médicos conheçam os problemas da saúde pública. Eles vão aprender quais as doenças são mais comuns em diferentes regiões do país.
A maioria dos médicos vem de Portugal e de países de língua espanhola, e, por isso, vão ter aulas de reforço de português. Para não haver confusão: grávida, em espanhol, é embarazada, e gripado, em Portugal, é constipado.
Há 20 anos, o médico Tarquino Sanchez trocou o Equador pelo Brasil. Antes de se mudar, fez aulas de português por oito meses, e mesmo assim teve dificuldade para se comunicar.

“Embora o espanhol e o português tenham alguma semelhança, no entanto, quando as pessoas falam rápidamente, é difícil entender”, diz Tarquino Sanchez, médico infectologista.

O primeiro grupo de estrangeiros selecionado chega ao Brasil na semana que vem. São 358 médicos, que vão ficar inicialmente em oito capitais. Durante três semanas, eles participarão de um curso de língua portuguesa e de saúde pública brasileira.

O material inclui: um dicionário com expressões e termos médicos; filmes brasileiros e documentários que mostram a realidade de comunidades carentes, instruções sobre como se comunicar e interagir com os pacientes, além informações sobre o funcionamento do SUS.

Os estrangeiros também vão receber um guia que relaciona e descreve as doenças típicas de cada região, como dengue e malária.

“São médicos que não são, digamos, falantes nativos da língua portuguesa, mas a maioria deles tem já alguma forma de contato com a língua portuguesa”, declara Paulo Speller, secretário de Educação Superior do MEC.

Os estrangeiros também vão ser testados na prática. Eles vão fazer atendimentos em postos de saúde, e os supervisores vão avaliar como eles se comunicam e examinam pacientes.
(Fonte: globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário