quarta-feira, 13 de março de 2013

Tema 2: Qual a graça de trabalhar de graça?

Após a leitura do texto abaixo e considerando seu conhecimento de mundo, escreva uma dissertação que responda à seguinte pergunta tema:                            

Qual a graça de trabalhar de graça?


        Nas últimas semanas, mais de 250 000 brasileiros passaram boa parte do tempo na frente do computador, dormindo pouco e digitando muito. Trata-se do pontapé inicial no gigantesco processo de seleção em que meio milhão de pessoas vão disputar 200 000 cobiçadíssimos postos de trabalho ao longo dos próximos três anos. Tudo isso para não receber um tostão. O que atrai essa gente toda é a chance de pendurar um crachá de voluntário de um (dois, três) dos megaeventos internacionais com sede no Brasil. O volume de candidatos nas duas seleções prestes a ser encerradas - a da Copa das Confederações, em junho, e a da Jornada Mundial da Juventude, em julho - é indício de que pode vir a se disseminar no Brasil um hábito que está no DNA da população de muitos outros países: o de doar seus préstimos onde quer que se façam necessários.(...)
        Todos esses jovens não apenas não recebem como pagam - bilhete aéreo, hospedagem, alimentação - para ter direito ao tão almejado crachá. Mas acumulam experiência que pode dar um verniz decisivo ao currículo. Em países com tradição de voluntariado, como os Estados Unidos, até a admissão em universidades de alto prestígio pode ser facilitada - atenção: tanto para americanos quanto para estrangeiros - por uma boa vivência de doação do tempo. "Um trabalho voluntário enriquecedor é um item valorizado no processo de seleção de novos alunos", diz Jason Dyett, diretor do escritório da Universidade Harvard em São Paulo. (...)
      Do lado dos empregadores, o benefício financeiro é bem concreto e essencial. Calcula-se que na Copa do Mundo, em que o orçamento total beira os 900 milhões de reais, a Fifa fará com seus 15 000 voluntários uma economia de 50 milhões de reais. "Sem o voluntariado, um evento desse porte seria impagável", afirma o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. (...)
      É, de fato, uma multidão de brasileiros que  terá a chance de tomar consciência de que trabalho voluntário é também doar um pouco de si pelo bem comum - um conceito que, se pegar, vai fazer muito bem ao Brasil.

(Fonte: Veja - 27/2/13)


Nenhum comentário:

Postar um comentário