segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Semana 15: Denotação e Conotação


       Nos textos literários, nem sempre a linguagem apresenta um único sentido, aquele listado pelo dicionário. Empregadas em alguns contextos, elas ganham novos sentidos, figurados, carregados de valores afetivos ou sociais.
       Quando a palavra é utilizada com seu sentido comum (o que aparece no dicionário), dizemos que foi empregada denotativamente.
        Já quando é utilizada com um sentido diferente daquele que lhe é comum, dizemos que foi empregada conotativamente. Este recurso é muito explorado na Literatura, mas também em letras de música, anúncios publicitários, conversas do dia a dia, por exemplo.
        Observe um trecho da canção “Dois rios”, de Samuel Rosa, Lô Borges e Nando Reis. Note a caracterização do sol: ele foi empregado conotativamente.
" O sol é o pé e a mão / O sol é a mãe e o pai / Dissolve a escuridão
  O sol se põe se vai / E após se pôr / O sol renasce no Japão" 

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Leia atentamente os textos abaixo e indique D quando prevalecer a denotação e C quando prevalecer a conotação:
a) ( ) “O ano de 1948, em Pernambuco, foi marcado por um processo revolucionário, liderado por um Partido Liberal radical.”
b) ( ) “Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depois – Recife das revoluções libertárias – Mas o Recife sem história nem literatura – Recife sem mais nada – Recife da minha infância”
c) ( ) “ depois de analisar os prontuários de 964 pessoas operadas nO Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife, o médico Cláudio Moura Lacerda de Melo, 31 anos, concluiu que seus colegas exageraram na requisição de exames radiológicos e de laboratório, ao mesmo tempo em que dão pouca atenção ao exame direto do paciente e a uma conversa com ele sobre o seu histórico de saúde”.
d) ( ) “Em todo triângulo, o quadrado de qualquer lado é igual a soma dos quadrados dos outros dois, menos o duplo produto destes dois lados pelo co- seno do ângulo que eles formam.
e) ( )“ A ciência que se constituiu em torno dos fatos da língua passou por três fases sucessivas antes de reconhecer seu verdadeiro e único objeto’’
f) ( ) “Tantas palavras / Que eu conhecia / E já não falo mais, jamais/ Quantas palavras/ Que ela adorava/ Saíram de cartaz”
g) ( ) “ Abriu os olhos devagar. Os olhos vindos de sua própria escuridão nada viram na desmaiada luz da tarde. Ficou respirando. Aos poucos recomeçou a enxergar, após poucos as formas foram se solidificando, ela cansada, esmagada pela doçura de um cansaço”
h) ( ) “Na literatura brasileira de hoje, talvez seja o conto o gênero de maior destaque, em termos de vigor e criatividade”.

i) (   ) Meu pai é meu espelho.
j) (   ) Essa menina tem um coração de ouro.
k) (   )  Fez um transplante de coração.
l) (   ) A Praça da Sé fica no coração de São Paulo.
m) (   ) Completou vinte primaveras.
n) (   ) Estava tudo em pé de guerra.
o) (   ) Muito cedo ele ficou órfão de pai.
p) (   ) Maria é  órfã de afeto.
q) (   ) Ela disse uma montanha de absurdos naquela reunião.
r) (   ) Nosso goleiro engoliu um frango naquele jogo.
s) (   )  Correu muito, mas não apanhou o frango carijó.
t) (   ) O alpinista conseguiu escalar a montanha.
u) (   ) Os cascos do animal tiravam fogo dos seixos do caminho.
v) (   ) A varanda corria ao longo da face norte da casa.

(Fonte: Brasil Escola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário