domingo, 22 de abril de 2012

22 de Abril: Dia Internacional do Planeta Terra

O Dia da Terra, 22 de abril, é uma data festiva comemorada em muitos países. Sua criação deve-se a  Gaylord Nelson, senador e ativista ambiental americano.

A data foi criada com o propósito de abrir discussões em todo o mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Além disso, tinha como objetivo criar uma consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais, desmatamentos e outros problemas que ameaçam a vida em nosso planeta.

"Preservar e usar de forma inteligente os recursos naturais é o melhor presente que podemos dar ao nosso planeta no Dia da Terra."

        Até o logo do Google, conhecido como doodle, se transformou em flores para comemorar o Dia da Terra, neste domingo. O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade com customizações do logo na página inicial do site de buscas.


Para aprender também neste dia, acompanhe abaixo trechos da música "Terra", de Caetano Veloso, composta quando ele, preso pela ditadura militar, viu as fotografias do homem chegando à Lua . Nasceu-lhe, no mesmo instante, a inspiração para esta ode ao nosso planeta, tratado como se fosse uma mulher, afinal, Terra é feminino!

Quando eu me encontrava preso
Na cela de uma cadeia
Foi que vi pela primeira vez
As tais fotografias
Em que apareces inteira
Porém lá não estavas nua
E sim coberta de nuvens...

Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...

Ninguém supõe a morena
Dentro da estrela azulada
Na vertigem do cinema
Mando um abraço pra ti (...)
 
Eu estou apaixonado
Por uma menina terra
Signo de elemento terra
Do mar se diz terra à vista
Terra para o pé firmeza
Terra para a mão carícia
Outros astros lhe são guia...

Terra! Terra!
Por mais distante
O errante navegante
Quem jamais te esqueceria?...


 






Nenhum comentário:

Postar um comentário