terça-feira, 4 de maio de 2010

Uso do dinheiro público

"Há muitas pessoas que pensam que Dinheiro Público é dinheiro do governo. Como também há agentes políticos e públicos que pensam que podem gastá-lo à vontade.
O DINHEIRO PÚBLICO vem dos impostos que você paga, desde o momento em que você acorda. Quando acende a luz, escova os dentes, toma o café da manhã, você já está pagando imposto. No preço da roupa que você veste, na passagem do ônibus que utiliza, estão incluídos impostos. Ao assistir à TV ou ao tomar banho, você está pagando impostos. Por exemplo, na conta de luz, paga-se cerca de 36% só de impostos. Os impostos encarecem tudo que compramos.
Todos os impostos somados formam o chamado DINHEIRO PÚBLICO. E o DINHEIRO PÚBLICO deveria voltar para a população na forma de saúde de boa qualidade, educação exemplar, segurança confiável, ruas bem calçadas.
É esse DINHEIRO PÚBLICO que paga os salários de todos os políticos eleitos, dos funcionários públicos. Paga as viagens dos políticos. É errado pensar que o DINHEIRO PÚBLICO é do Governo, é da Prefeitura ou é da Câmara. Ele é do povo. É fruto do trabalho de todos que pagam impostos.
Se não houvesse obras e serviços mal feitos, desperdícios por mau uso e desvios por corrupção, certamente, não haveria necessidade de tanto DINHEIRO PÚBLICO. Os produtos e serviços custariam menos. E sobraria mais dinheiro para o sustento da sua família."

“A democracia tem que sair do ponto de vista formal de mero voto nas urnas e avançar para participação do cidadão nas decisões que vão sendo tomadas. O governo não gera recursos, recolhe da população. Então, é um direito saber onde o dinheiro está sendo aplicado.”

“Quando os quase 200 milhões de brasileiros tiverem a plena consciência de que, em cada centavo gasto pelo Governo, uma parte veio de seu próprio trabalho, haverá maior preocupação em saber como o dinheiro arrecadado com impostos é usado.”
Após a reflexão sobre este texto, elabore uma dissertação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário