Todo bom professor de Redação orienta
seus alunos a produzirem textos que surpreendam o leitor, fugindo a fórmulas desgastadas
e clichês. Assim, um procedimento bem inusitado para introduzir o texto
dissertativo é a criação de um (apenas) parágrafo narrativo que introduza o
assunto a ser desenvolvido ao longo do texto.
No
ENEM, porém, confirma-se que este recurso tão valioso não tem valor, o que
posso confirmar com alunos meus, os quais não conseguiram nem média 500 na
redação usando tal técnica. Das duas uma: ou a redação não é lida na íntegra
mesmo, o que faz o corretor, apressada e irresponsavelmente, pontuar o texto
como fuga à modalidade solicitada (porque só leu o primeiro parágrafo) ou a
banca não é formada por bons professores, detentores de um conhecimento além do
trivial.
Curioso,
ainda, é constatar que a escola que tem obtido a melhor pontuação do exame nos
dois últimos anos é a mesma que traz em seu material didático a instrução
anexa, que serviu a mim e a outros tantos professores da rede que, agora,
veem-se frustrados com o desempenho de seus alunos na última edição do ENEM e solidários a eles
em sua revolta.
Sendo
possível, façamos chegar ao Ministério da Educação este texto a fim de que
injustiças como esta sejam reparadas e não aconteçam mais.
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